Após 2017 de lesões, Maicon ressurge no Grêmio como o 'dono' do meio-campo

FONTE: UOL ESPORTE

FOTO: LUCAS UEBEL / GRÊMIO FBPA


ANÚNCIO 


Maicon pouco atuou num dos anos mais importantes da história recente do Grêmio. No ano passado, as lesões impediram o capitão de ser figura importante na conquista da Libertadores e na disputa do Mundial de Clubes. Foram 21 jogos, número quase já alcançado com apenas seis meses neste ano. Só que 2018 começou de forma promissora e, no meio da temporada, ele retomou de vez o posto relevante na equipe.

Diante do Santos foram dois gols, sendo um deles uma pintura. De fora da área, uma pancada encontrou o ângulo do goleiro Vanderlei. Abriu o placar que acabaria 5 a 1.

E não foi apenas isso. Ele ainda participou do lance do segundo gol, marcou o terceiro, de falta, e teve atuação muito elogiada pelo técnico Renato Gaúcho. E não apenas pelos gols ou passes, mas por ser o responsável por 'ditar o ritmo' do Grêmio. 'Dar o tempo certo' aos companheiros de meio-campo.

"A gente sabe das qualidades do Maicon. Ano passado ele teve um problema de cirurgia, mas voltou em grande estilo. É importante termos ele, que tem 32 anos, é experiente, e termos um garoto de 20 anos do lado, que é o Arthur. Eles se completam. O mais importante é o ritmo que os dois jogadores dão ao Grêmio", disse Portaluppi.

Maicon é responsável por cadenciar o jogo no centro do campo, encontrar as melhores alternativas e usar sua experiência para voltar e recomeçar junto aos zagueiros quando os caminhos parecem fechados. É um atleta que não se assusta com a pressão exercida por marcadores rivais e também consegue, mesmo de trás, construir de forma eficiente o jogo.

"Todos têm suas características. Eu dou liberdade para não aceitarem a marcação e pressionarem no campo do adversário para retomar a bola. Temos encantado todo mundo. Hoje (domingo) foi a melhor partida do Maicon no ano. Não só pelos gols, mas pelo ritmo que deu ao time", concluiu o treinador.

Segundo números do Footstats, Maicon acertou 97 passes e errou apenas seis diante do Santos. Fez quatro desarmes corretos, um incorreto. E mesmo sendo marcador, recebeu mais faltas do que cometeu. Sofreu três, fez uma.

O próximo compromisso do Grêmio será na quarta-feira pela Copa do Brasil diante do Goiás. Ele deve ficar de fora, preservado. O retorno tende a ser no sábado, quando o clássico Gre-Nal abre a quinta rodada do Brasileiro, na Arena. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.