Fartura x escassez: ataques de Grêmio e Inter ilustram gangorra antes do Gre-Nal
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
A rivalidade centenária entre Grêmio e Inter em solo gaúcho costuma ser regida pela "gangorra", com alternância de fases positiva e negativa dos dois adversários tradicionais. O momento atual pende para o lado gremista, com a equipe de Renato Portaluppi encantando por suas atuações, ao passo que o Colorado ainda pena para se reestruturar após o retorno à elite. E a dualidade fica mais evidente numa comparação entre os ataques, às vésperas do Gre-Nal 416, neste sábado, na Arena, pela 5ª rodada do brasileirão.
O Grêmio chega ao clássico embalado por 13 gols anotados nas últimas três partidas, com direito a se dar ao luxo de escalar time reserva nesta sequência. Distante da fartura gremista, o Inter, por sua vez, não marca há quatro jogos e convive com a escassez de gols que o aproxima da maior seca desde 2016.
![](https://s2.glbimg.com/pjNWjgTK1GsfOvGcRy6dmb7gRFA=/0x0:2000x1333/984x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/03/11/everton_BKtngxM.jpg)
Everton é o artilheiro do Grêmio e entre os jogadores da dupla Gre-Nal na temporada (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
Com um futebol que encanta o Brasil a ponto de ser apontado como o melhor do país, o Tricolor abriu a série positiva com uma goleada por 5 a 0 sobre o Cerro Porteño, rival mais forte de sua chave na Libertadores, na Arena. Depois, repetiu a dose ao aplicar novo placar elástico seis dias mais tarde, no último domingo, com vitória por 5 a 1 diante do Santos, também diante da torcida. Não para por aí.
Na última quarta-feira, Renato preservou seus titulares para o Gre-Nal e mandou os reservas a campo para encarar o Goiás no jogo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil, novamente em casa. A equipe podia até perder por 1 a 0, que ainda assim garantia a vaga nas quartas de final, depois de vencer a ida por 2 a 0 no Serra Dourada. Mas o Tricolor foi lá e aplicou 3 a 1 no Esmeraldino, com destaque para Alisson, autor de dois gols e provável titular na vaga de Ramiro.
Mas quem impulsiona, de fato, o Grêmio neste momento de fartura é Everton. E não apenas pela artilharia da equipe no ano, com oito gols marcados. O atacante balançou as redes três vezes nas duas partidas em que esteve em campo (contra Cerro Porteño e Santos) e ainda contribuiu com uma assistência. Ou seja: teve participação direta em quatro dos 10 gols. O camisa 11, aliás, já marcou na vitória por 3 a 0 no Gre-Nal nas quartas de final do Gauchão. Para este sábado, porém, projeta um duelo truncado.
– É um jogo diferente, o maior clássico do Brasil na minha opinião. São duas equipes grandes, não importa quem está melhor ou em um mau momento. São 11 contra 11. Gre-Nal é sempre um jogo mais truncado, mais pegado, com poucas oportunidades. Espero que o nosso ataque, nas poucas oportunidades que a gente tiver, possa estar bem para sair vitorioso. Por ter sido atacante, ele (Renato) passa isso para a gente, fala os atalhos, a movimentação certa – afirma o jogador.
![](https://s2.glbimg.com/-2AyFXnNi52zZxmtAELpjIBV87I=/0x0:1000x666/984x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/05/06/galeria_foto_721a0d4fb6b27ceef798176076302c16.jpg)
Ataque do Inter vive período de seca em 2018 (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)
Inter perto de marca do rebaixamento
Distante da abundância gremista de gols, o Inter convive com quatro jogos seguidos sem marcar, com um total de 390 minutos – ou 6 horas e 30 minutos – distante das redes. O último tento foi anotado por Nico López, provável reserva neste sábado, aos 15 do segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, na estreia no Brasileirão. Desde então, a equipe soma os seguintes resultados: derrota para Vitória e Palmeiras (1 a 0), empate com o Cruzeiro e revés para o Flamengo (2 a 0).
A sequência faz a equipe de Odair Hellmann se aproximar da marca negativa alcançada na campanha do rebaixamento, em 2016. À época, o Inter inicialmente comandado por Argel Fucks também permaneceu quatro jogos sem marcar, entre a 11ª e a 15ª rodadas do Brasileirão: derrotas por 1 a 0 para Flamengo, Grêmio, Santa Cruz e Palmeiras – esta última já com Falcão no comando.
Na sequência de 2016, o Colorado ficou aquase sete horas sem marcar. Foram 6 horas e 42 minutos – ou 402 minutos – de seca até Valdívia marcar aos 25 do primeiro tempo no empate em 2 a 2 com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Ou seja: a equipe de Odair precisa marcar nos primeiros 12 minutos de clássico para evitar um novo recorde negativo. E trabalha tanto para ser efetivo no ataque quanto para conter o poderio ofensivo gremista.
– Buscamos soluções e jogadores que deem a melhor resposta. Durante a semana definiremos a melhor equipe dentro do parâmetro do último Gre-Nal, que vencemos e bem. Sabemos que a equipe do Grêmio équalificada, vive um bom momento, mas no último a vitória foi nossa. Trabalhamos muito no dia a dia para ter a regularidade. Essa é nossa cobrança interna. Para que possamos produzir. A bola tem que entrar. Não entrou. Não tivemos tanta produção. Precisamos manter o nível de produção e aproveitar e ser efetivo – ressalta Odair.
Inter e Grêmio se enfrentam no Gre-Nal 416 neste sábado, às 16h, na Arena, pela 5ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é quinto colocado no Brasileirão, com sete pontos. O Colorado, por sua vez, ocupa a 13ª posição, com quatro pontos.
GRÊMIO X INTER - 5ª RODADA - BRASILEIRÃO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Data e horário: sábado (12/05), às 16h.
Time provável do Grêmio: Marcelo Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Arthur, Alisson, Luan e Everton; André.
Desfalques: Ramiro (suspenso), Paulo Miranda e Jael (lesionados).
Time provável do Inter: Danilo Fernandes; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Zeca, Patrick, D'Alessandro e Lucca; Leandro Damião.
Desfalques: William Pottker (suspenso), Edenílson e Dudu (lesionados)
Pendurados: Iago, Rodrigo Dourado, Brenner e Víctor Cuesta.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires, todos de Goiás.
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Luiz Alano e Batista). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
COMENTE A NOTÍCIA!!!